4 jogos tradicionais para ensinar às crianças

Receita Raivas Aveiro
Raivas de Aveiro. Aprenda Como Fazer Passo-a-Passo
3 Dezembro, 2018
Minigolfe-Jardim-Infancia
O Minigolfe vai ao Jardim de Infância com uma “tacada de génio”
4 Janeiro, 2019
Mostrar Tudo

4 jogos tradicionais para ensinar às crianças

Jogos-Tradicionais

Foto ©Todaysparent.com

Já que estão aí os dias frios e chuvosos, porque não pôr um pouco de lado os brinquedos e consolas e investir tempo a ensinar às crianças alguns destes jogos que fazem parte do nosso património afetivo e cultural? Quem não se lembra da amarelinha/macaca ou de brincar ao macaquinho do chinês?

Aproveitamos para deixar aqui 4 sugestões de jogos que pode fazer em qualquer lugar e que não custam quase nada:

1. Stop

Um jogador diz mentalmente o alfabeto e outro diz Stop definindo assim a letra que terá de ser usada para todas as categorias. O jogador que primeiro preencher a tabela com todas as palavras começadas pela letra definida diz Stop e a jogada termina. Cada jogador lê então as suas palavras. Sempre que os jogadores tiverem palavras repetidas entre si somam cinco pontos. Se tiveram palavras diferentes, somam 10 pontos. Se um jogador não tiver conseguido preencher a palavra necessária na sua tabela, isso reverte em mais cinco pontos para cada adversário. No final somam-se os pontos que cada um obteve na jogada. E depois das várias rondas, quando o jogo termina soma-se a totalidade dos pontos obtidos em todas as jogadas. Ganha quem totalizar mais pontos.

Vantagens: Este jogo é ótimo para treinar competências de Estudo do Meio, Língua Portuguesa e Matemática.

2. Forca


Material: Uma folha de papel A4. Quanto maiores forem as letras mas fácil será para as crianças mas pequenas visualizarem a palavra.
Regras: Numa folha de papel desenha-se um forca (aproveite para explicar à criança o que é o objeto). O primeiro jogador pensa numa palavra e desenha tantos traços quantas letras tiver a palavra em que pensou. Para facilitar coloca duas ou três letras apenas. A partir daí cada jogador tem direito a sugerir uma letra. Se a letra existir na palavra mistério, ela é colocada no seu local correspondente. Se não existir o jogador vai à forca, sendo desenhada a cabeça do enforcado. De cada vez que a letra sugerida estiver errada continuar-se-à a desenhar o enforcado. Ganha quem conseguir adivinhar a palavra mistério antes de ser concluído o desenho do enforcado.

Vantagens: Este é um jogo simples que trabalha a ortografia. Se as crianças dão erros, por exemplo, os adultos devem usar na brincadeira palavras complexas, com casos especiais de leitura, (ch/lh, nh, s, z,ss, etc.).

3. Caricas e Berlindes


Material: Tampas de refrigerantes e berlindes, giz.Regras: Com as caricas traça-se uma pista no chão que pode ser do tamanho e forma que os jogadores quiserem. Depois cada jogador tem uma carica, à qual dá um nome ou um número. As caricas são alinhadas no início da pista. Sorteia-se quem principia o jogo. O primeiro jogador dá um piparote na carica para ela avançar mas sem sair da pista. Se a carica sair da pista, o jogador tem que voltar ao início. Os jogadores dão piparotes na suas caricas alternadamente. Ganha a carica que chegar primeiro à meta.

Com o berlinde é idêntico mas em vez de pista há uma cova, pelo que o jogo tem que ser feito num campo de terra. Alternadamente, cada jogador dá um piparote no seu berlinde até ele conseguir entrar na cova. Transposta esta dificuldade, cada jogador tentará alvejar os outros jogadores com o seu berlinde. O jogador que for alvejado sai do jogo. Ganha quem conseguir ficar no jogo sem adversários.

4. Loto e Baralhos de Cartas


Material: Cartões numerados e peças numeradas, baralho de cartas.
Regras: Cada cartão tem 15 números desenhados aleatoriamente. dentro de um saco estão as peças cilíndricas numeradas, as quais se tiram ao acaso. Ganha o jogador que primeiro consegue preencher nos seus cartões, uma série de cinco números colocados na mesma linha, e o que consegue preencher todos os números no seu cartão. O jogo do Loto é um jogo muito útil para crianças que estão a aprender a numeracia e/ou que têm dificuldade em reconhecer números e efetuar contagens.

Os jogos de cartas, desde o Peixinho à Sueca, são igualmente entusiasmantes para jogar em família e treinar matemática de forma lúdica. Nenhuma versão disponível em computador pode bater o clima de grupo, o desafio e o calor humano de uma partida jogada mão a mão.

 

| Fonte

 

Os comentários estão fechados.

Português