A praia da Costa Nova do Prado, mais conhecida por ‘Costa Nova’, foi fundada após a abertura da barra da Ria em 1808, e são muitos e bons os motivos que fazem dela um local de visita obrigatória. Decidimos deixar aqui uma lista do que fazer numa visita à Costa Nova.
Famosas casas típicas e coloridas às riscas, inicialmente usadas para guardar material de pesca. Os palheiros originais eram construídos com materiais locais, erguendo-se sobre estacas assentes no areal seco da Costa Nova, com o tabuado exterior disposto na horizontal e pintado de vermelho vivo, saudando o mar com cor e energia. O espaço interior era amplo, sem qualquer divisão, cumprindo a sua função de ser nada mais que um armazém desafogado. Com o passar dos anos, alguns pescadores começaram a transformar os palheiros adaptando-os a espaços de alojamento que passaram a acolher famílias na época de veraneio. Hoje são o seu principal ex-libris. Ninguém resiste a uma foto para recordação.
A pé ou de bicicleta, um passeio pela marginal da Costa Nova é uma forma muito saudável e altamente recomendável de conhecer esta zona de enorme beleza. Com a Ria como pano de fundo, é possível percorrer em segurança uma distância de cerca de 6 km que vai desde a Costa Nova até à Vagueira. Durante o percuso pode aproveitar para descansar e provar uma tripa ou bolacha americana feita na hora numa das muitas barraquinhas que se encontram ao longo da avenida.
Não sendo uma receita típica de Aveiro é na Costa Nova, que para muitos, se pode provar uns dos melhores pastéis de nata de todo o país. Quando visitar, aproveite para provar e nos dizer se é ou não o melhor pastel de nata do país!
Inaugurado no dia 17 de janeiro de 2016, localiza-se na frente marítima da Costa Nova, sobre as dunas, e ligado a esta praia por passadiços de madeira, sendo também todo ele construído em madeira (o exterior – “tosco” e lembrando um navio invertido, contrastando com o interior – “suave”, branco e leve). É uma peça arquitetónica de exceção, projetada pelos conceituados arquitetos Nuno Mateus e José Mateus, do gabinete ARX Portugal, com vista sobre as dunas e a igreja da Costa Nova, com acesso livre ao topo do edifício. Este equipamento é gerido de forma integrada pelo Centro Cultural de Ílhavo, e integra no seu edifício a extensão de saúde da Costa Nova, que funciona isoladamente da estrutura cultural.
Local onde se ouvem pregões e o peixe é rei. Com o mar e a ria ali ao lado, tem sempre peixe e marisco, muito fresco e saboroso! Com instalações próprias para a confeção do marisco, garante a maior qualidade e frescura a esta iguaria. O mercado encerra apenas às segundas-feiras e tem marisco todos os fins-de-semana.
Como não podia deixar de ser, um ponto de passagem obrigatório é o Minigolfe da Costa Nova. Ao passear pela marginal da Costa Nova, na Avenida José Estêvão, vai encontrar o nosso Polvo Gigante que acolhe os visitantes e os envolve imediatamente no verdadeiro espírito de desafios e descobertas! Os dois circuitos de minigolfe dos Piratas da Ria proporcionam uma experiência única que faz as delícias de miúdos e graúdos. O circuito Aventura dos Piratas transporta os jogadores para o imaginário de uma aventura repleta peripécias. O circuito Tesouros da Ria revela a cada nova pista um novo tesouro. Curiosidades sobre a Ria de Aveiro associadas à safra do sal, à pesca, à apanha do moliço e às iguarias gastronómicas da região
A imagem fala por si! Para terminar o dia da melhor forma possível, nada melhor que relaxar enquanto aprecia a beleza do por do sol na praia da Costa Nova. Acompanhado ou sozinho será certamente um final de dia que ficará na memória de todos.
Fontes: http://www.cm-ilhavo.pt/
http://www.visitcentrodeportugal.com.pt/pt/costa-nova/